Uma relação win-win-win

Comunicar a responsabilidade social corporativa das organizações tem benefícios diretos no negócio das empresas e acrescenta valor à sua reputação institucional. O valor das empresas é também o somatório do valor das suas ações e contributos sociais.

As empresas escolhem projetos e causas sociais onde revêm os seus valores. Definem-se parcerias, apoios, protocolos e atua-se no terreno.

A escolha dos projetos e causas sociais e a entrega destas iniciativas à sociedade, através de uma comunicação consistente e credível, transforma estes projetos em causas, alerta a sociedade para desigualdades ou conflitos sociais, promove a cidadania, influencia decisores políticos, muda perceções.

Na IMAGO-LLORENTE&CUENCA procuramos que os clientes encarem a responsabilidade social corporativa como uma área que se traduz em benefícios quer para as causas sociais a apoiar, quer para as próprias empresas, quer para a sociedade em geral numa relação win-win-win. Geramos visibilidade e relações emocionais que acrescentam mais valor às empresas e entidades que apoiam causas universais e urgentes. A comunicação das iniciativas de Responsabilidade Social Corporativa também mobiliza outras organizações e a sociedade em geral a apoiar projetos de interesse social.

Deixamos aqui dois exemplos!

1. IMAGO-LLORENTE & CUENCA prepara comunicação

Congresso Mundial “Crescer em Rede – Tempo de Inclusão”

“Crescer em Rede – Tempo de Inclusão” é o tema do segundo congresso mundial organizado pela Pais em Rede (www.paisemrede.net), um movimento cívico nacional constituído por uma rede de famílias e amigos que promove a realização e inclusão das pessoas portadoras de deficiência. Kofi Annan, Maria Cavaco Siva, jornalistas, médicos, professores, entre outros profissionais ligadas à saúde, educação, economia, vão moderar e participar no congresso que se realizará em Outubro de 2012.

A Pais em Rede é um movimento cívico, de pais e famílias, de cidadãos anónimos, que diariamente contribuem para uma causa social tão esquecida na nossa sociedade – a inclusão social de pessoas portadores de deficiência. A Pais em Rede é desde há 2 anos cliente pro bono da IMAGO-LL&C. O nosso objetivo este ano é, desde já, e até ao Congresso, formar e informar jornalistas e opinião pública e colocar na agenda política e social temas essenciais – intervenção precoce, escola inclusiva, autonomia do adulto na sociedade, etc.. O nosso contributo é aumentar o volume da discussão pública, mudar perceções, construir discursos, confrontar opiniões, influenciar a tomada de decisões políticas.

2. Uma causa para uma casa

Durante dois meses planeámos, desenvolvemos e concretizámos o projeto “Música por uma ca(u)sa”. A ideia partiu de um objectivo: transformar o concerto anual da Sonae Sierra num projecto de responsabilidade social a favor da construção de uma nova casa de apoio a famílias com crianças vítimas de cancro da Associação Acreditar.

Vimos desde o início que teríamos de construir uma causa para construir a casa. Criámos uma marca, um slogan, reunimos Media Partners, desenhámos um plano de comunicação, motivámos músicos e padrinhos para nos ajudarem a comunicar a urgência e relevância social deste projeto, conseguimos angariar espaço publicitário gratuito.

Ao longo de cinco semanas, a iniciativa “Música por uma Ca(u)sa” recebeu mais de 32.734 chamadas que representaram um contributo de cerca de 19.640 euros. Os donativos financeiros provenientes de transferências bancárias para a conta da Acreditar e das acções de recolha de fundos na Banca Solidária presente nos Centros Comerciais da Sonae Sierra do Grande Porto ascenderam aos 4.272 euros, num total de 23.912 euros. A este valor junta-se o donativo da Sonae Sierra de 15.000 euros, que perfaz 38.912 euros como montante global apurado com esta campanha para o arranque da construção da Casa da Acreditar no Porto.

Esta ação teve ainda uma forte presença no Facebook, onde 20.393 pessoas gostam da Acreditar e acompanham diariamente esta corrente de solidariedade; foram 2.370 “likes” que se somam às mais de 1171 partilhas de informação sobre a iniciativa e 1.715 é o número de visualizações no canal de Youtube do ”Música por uma Causa”.

Vamos continuar a acreditar que em breve 220 famílias de crianças com cancro oriundas de toda a região Norte do país serão acolhidas na nova Casa da Acreditar no Porto. Este é o sonho de todos os que fazem parte da corrente de solidariedade social criada em 5 semanas com a iniciativa “Música por uma Ca(u)sa”.

Equipo de RSE de LLORENTE & CUENCA